MAPA MENTAL E LUGAR: A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DAS VILAS RURAIS RECANTO VERDE E NOVA JERUSALÉM

Autores

  • Liriani de Lima Santos Universidade Estadual de Maringá-UEM

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG124016423

Palavras-chave:

conceito-chave, lugar, mapa mental, Vila Rural, vileiros.

Resumo

Conceito-chave para a Geografia o termo lugar tem sido alvo de diversos estudos que abarcam inúmeros pontos de vista e interpretações. O mapa mental pode ser encarado como uma importante ferramenta no auxílio da compreensão sobre os lugares. O artigo, portanto, é resultado de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo realizado nas Vilas Rurais Recanto Verde e Nova Jerusalém localizadas no município de Terra Boa, mesorregião Centro-ocidental do estado do Paraná. O trabalho objetiva o conhecimento do lugar por meio da percepção dos vileiros, estes, elaboraram os mapas mentais durante as visitas in loco, posteriormente os desenhos foram organizados e analisados por meio da metodologia desenvolvida por Salete Kozel (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liriani de Lima Santos, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2005). Especialização em Gerenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Atualmente é mestranda pela Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa: organização do espaço habitado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

SANTOS, L. de L. MAPA MENTAL E LUGAR: A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DAS VILAS RURAIS RECANTO VERDE E NOVA JERUSALÉM. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 12, n. 40, p. 232–242, 2011. DOI: 10.14393/RCG124016423. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16423. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos