EROSÃO DE SOLOS NO CULTIVO DE TABACO (NICOTINA TABACUN) EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE IRATI PARANÁ.

Autores

  • Valdemir Antoneli Universidade Estadual do Centro-Oeste- Guarapuava PR
  • João Anésio Bednarz Guaduando de Geografia da Unicentro e bolsista de Iniciação cinetífica

Palavras-chave:

uso do solo, pequena propriedade, erosão de solos, fumicultura, Irati

Resumo

O objetivo deste trabalho, foi avaliar a taxa de erosão de solos no cultivo do tabaco (nicotina tabacun. L) em uma pequena propriedade, sob plantio convencional em Irati -Pr. Utilizou-se do método de áreas de contenção, sendo estimadas taxas de deposição de sedimentos, oriundos de uma área de 1.432 m2. A fumicultura na Região Centro Sul do Estado do Paraná (onde a área de estudos está inserida), é uma das alternativas viáveis das pequenas propriedades, por utilizar uma área de apenas 2,5 ha para geração de renda. O desencadeamento dos problemas ambientais causados por esta atividade está pautado, em alguns casos, na utilização de áreas com declives acentuados (>30%). O plantio convencional do tabaco é realizado sob um camalhão (murundus). A construção deste camalhão contribui para a formação de um canal efêmero de escoamento da água da chuva. A concentração de água na entrelinha (entressulco), potencializa as perdas de solo, principalmente, por haver remobilização constante deste solo para eliminação das ervas daninhas. Após o monitoramento de uma safra (setembro a fevereiro), foram estimadas perdas em torno de 27,58 t/ha sendo considerada uma taxa alta, pois se refere apenas ao período em que o solo estava sob o cultivo do tabaco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Antoneli, Universidade Estadual do Centro-Oeste- Guarapuava PR

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorando em Geografia pela UFPR. Atualmente é professor de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati- PR. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, comparação e perda de solos, processos erosivos em áreas rurais, produção de sedimentos em microbacia hidrográficas rurais, processos hidrogeomorfologicos no sistema de Faxinal.

Downloads

Publicado

02-01-2011

Como Citar

Antoneli, V., & Bednarz, J. A. (2011). EROSÃO DE SOLOS NO CULTIVO DE TABACO (NICOTINA TABACUN) EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE IRATI PARANÁ. Caminhos De Geografia, 11(36). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16367

Edição

Seção

Artigos