FRONTEIRA ABERTA: A NOVA DINÂMICA COM A EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123816362Palavras-chave:
fronteira, etanol, AmazôniaResumo
Abordamos o conceito de fronteira aberta, pois acreditamos está ocorrendo uma dinâmica na fronteira amazônica (fase do agronegócio ou de consolidação) vinculada a estratégias de modernização e desenvolvimento regional que visa consolidar as atividades econômicas aqui inseridas durante a expansão da fronteira agropecuárias na década de 70 do século XX, como afirma Becker (2004, p. 73) "as novas transformações em curso na Amazônia representam o fim da fronteira de expansão demográfica móvel e o início de uma nova fase de desenvolvimento com base na consolidação da fronteira". Para tanto, apresentamos alguns cenários - presente e futuro - que podemos ter com a rearticulação produtiva na fronteira amazônica a partir da inserção e expansão da cana-de-açúcar para a produção de etanol.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cleiton Sampaio de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.