POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE ENVOLVENDO JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716284Palavras-chave:
Jovens, Políticas Públicas, Medidas SocioeducativasResumo
Este trabalho objetivou-se a mostrar algumas políticas públicas de prevenção e combate à criminalidade envolvendo jovens no Brasil e, especificamente, no Estado de Minas Gerais. A metodologia utilizada consistiu-se na abordagem dos conceitos relacionados aos seguintes temas: 1) Políticas Públicas e Programas Sociais de Prevenção à violência no Brasil; 2) Programa de Medidas Socioeducativas para os jovens. Além disso, percebeu-se que há programas sociais voltados para a prevenção da violência na faixa etária jovem, dentre os quais o Projeto "Fica Vivo", implantado em Uberlândia por meio do Programa de Prevenção à Criminalidade. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho foram: 1) Levantamento bibliográfico referente ao tema; 2) Levantamento de dados em programas e órgãos públicos, como: o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH, da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP; a Polícia Comunitária, que trabalha em conjunto com a população, as instituições de segurança pública e a defesa social; o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESEC. A partir da análise dos dados constatou-se que todas as estratégias desenvolvidas pelas referidas instituições têm assegurado ao jovem os meios básicos de segurança, educação, saúde, lazer e trabalho na sociedade, atuando diretamente na redução da população jovem envolvida em crimes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Oracilda Freitas, Julio Cesar Ramires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.