O LITORAL SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716260Palavras-chave:
litoral sul paulista, compartimentação geomorfológica, geomorfologia litorânea.Resumo
As regiões litorâneas são consideradas sistemas ambientais complexos e de delicado equilíbrio, em razão de suas características pedológicas, geológicas, geomorfológicas, climáticas e vegetacionais. Neste contexto se insere a região litorânea do estado de São Paulo, na qual a atividade turística, associada à sua suscetibilidade ambiental, gera um alto grau de alteração causada pelas atividades antrópicas, que muitas vezes ultrapassam a capacidade de suporte desse ambiente. Portanto é de suma importância analisar a qualidade ambiental deste setor do estado. Para tal análise, os aspectos geomorfológicos são essenciais, pois constituem o substrato físico sobre o qual tais atividades atuam. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de compartimentação geomorfológica do litoral sul do estado de São Paulo a partir da elaboração e da interpretação de um mapa do relevo deste setor do estado, em escala 1:250.000. Como resultado, espera-se, com este trabalho, contribuir com as pesquisas a respeito não só da área de estudo, como também de todo o litoral do estado de São Paulo e promover uma reflexão a respeito da compartimentação geomorfológica do litoral paulista, pois não há um consenso na bibliografia sobre este tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Tissiana de Almeida de Souza, Cenira Maria Lupinacci da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.