AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS TRILHAS DA RPPN PANGA - UBERLÂNDIA/MG

Autores

  • Douglas Gomes dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Lopes Rabelo Zuza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113416214

Palavras-chave:

planejamento de trilhas, Unidade de Conservação, Plano de Manejo

Resumo

A Estação Ecológica do Panga (EEP), é uma Unidade de Conservação na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ela pertence à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possuindo 409,5 ha, e não conta com Plano de Manejo, o que dificulta a visitação, tanto dos acadêmicos quanto da comunidade no geral; apresenta fitofisionomias de Cerrado em interessante estado de conservação. O objetivo desta pesquisa foi analisar qualitativamente as trilhas presentes na EEP e, assim, contribuir para o estabelecimento de estratégias de visitação visando a sensibilização da comunidade em relação aos Cerrados e também buscar melhores condições de manejo para a EEP. Os procedimentos foram baseados em trabalho de campo, produção de mapas georreferenciados, e análise qualitativa das trilhas. Foi possível constatar que algumas das trilhas encontram-se em bom estado de conservação, enquanto outras estão tomadas pela vegetação. Em todos os casos, não há placas de sinalização nem de identificação da fitofisionomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Gomes dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharelado em Geografia pelo Depto. de Geografia da FFLCH-USP (1993), Licenciatura Plena em Geografia pela FE-USP (1994), Mestre em Geografia Física (1997) com o tema de planejamento ambiental de unidades de conservação, Doutor em Geografia Física (2002) com o tema de qualidade ambiental urbana

Marcelo Lopes Rabelo Zuza, Universidade Federal de Uberlândia

graduando em Geografia pelo IG-UFU, foi bolsista do PROEX Edital PIEEX 012/2009

Downloads

Publicado

15-06-2010

Como Citar

SANTOS, D. G. dos; ZUZA, M. L. R. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS TRILHAS DA RPPN PANGA - UBERLÂNDIA/MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 11, n. 34, p. 22–33, 2010. DOI: 10.14393/RCG113416214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16214. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos