A CENTRALIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES: UMA ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE FRUTAL NO TRIANGULO MINEIRO

Autores

  • Adriano Reis de Paula e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Beatriz Ribeiro Soares Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113616176

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Centralidade, Frutal, Pequenas Cidades

Resumo

Este trabalho busca analisar a formação da centralidade, verificando as características que este possui nas pequenas e médias cidades. A partir do desenvolvimento do modo capitalista de produção e a concretização do processo de industrialização, e através dos avanços tecnológicos percebe a intensificação do processo de urbanização. A discussão da produção do espaço e centralidade na cidade de Frutal (MG), localizado no Triângulo Mineiro, para uma melhor compreensão da estruturação e da
funcionalidade dentro da microrregião. O planejamento, tanto o intra-urbano quanto o interurbano, se resume num instrumento que norteia as ações dos municípios, no qual se faz uma avaliação das potencialidades locais, buscando mais oportunidades de emprego e geração de renda para os seus moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Reis de Paula e Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Barretos (2000), especialista em Gestão e Exercício da Docência no Ensino Superior pela FINOM - Faculdades Integradas do Noroeste de Minas. Atualmente é Professor Efetivado PES1 A da Universidade do Estado de Minas Gerais, e Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia.

Beatriz Ribeiro Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1974), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia, atua na graduação e pós graduação do Instituto de Geografia da UFU e é professora do Programa de pós graduação da Unicentro.

Downloads

Publicado

02-01-2011

Como Citar

SILVA, A. R. de P. e; SOARES, B. R. A CENTRALIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES: UMA ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE FRUTAL NO TRIANGULO MINEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 36, p. 1–8, 2011. DOI: 10.14393/RCG113616176. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16176. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos