QUALIDADE AMBIENTAL E DE VIDA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PARQUE DO SABIÁ EM UBERLÂNDIA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103116143Palavras-chave:
qualidade ambiental, qualidade de vida, áreas verdes urbanasResumo
Dentro do contexto da relação entre qualidade de vida e qualidade ambiental, este trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente o Parque do Sabiá, localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Com isso, a qualidade ambiental urbana passa a ser um importante indicador de qualidade de vida, e as áreas verdes urbanas - enquanto categorias de espaços livres de construção no ambiente urbano - assumem um importante papel, já que suas funções vão desde os benefícios ecológicos propriamente ditos - extremamente necessários na cidade - até a oferta de espaços para lazer e recreação direcionados para a população. Metodologicamente, foi feita uma pesquisa por meio de questionário estruturado com os frequentadores do Parque - realidade interna -, e também com residências localizadas no seu entorno imediato e distante - realidade externa. Foi possível evidenciar a grande importância desta área verde para a cidade de Uberlândia, levando-se em conta os diversos usos dos atuais equipamentos no interior do Parque; além disso, observou-se a grande importância que a qualidade ambiental exerce na qualidade de vida das populações urbanas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 José Hermano Almeida Pina, Douglas Gomes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.