ESTRATIFICAÇÃO DE AMBIENTES COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DAS UNIDADES DE PAISAGEM: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BAHIA

Autores

  • Raul Reis Amorim
  • Ana Maria Souza dos Santos Moreau
  • Mauricio Santana Moreau
  • Ednice de Oliveira Fontes
  • Liovando Marciano da Costa

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113516056

Palavras-chave:

geossistemas, relevo, solo

Resumo

A compreensão da paisagem constitui-se em uma ferramenta fundamental nos trabalhos de planejamento e uso da terra. No entanto, como a mesma é produto da interação de diversos fatores, na maioria das vezes, a análise é feita isoladamente. Por ser o solo um produto resultante da interação de fatores climáticos, geológicos, geomorfológicos e biológicos em um determinado tempo, o mesmo é considerado um excelente estratificador de ambientes. Assim, nessa concepção, objetivou-se com o presente trabalho a criação de chaves de estratificação de ambientes para o município de Ilhéus, utilizando o solo como elemento estratificador da paisagem. Para tal, de posse dos mapas temáticos, realizou-se uma inter-relação entre os mapas e definiu-se Unidades de Paisagem utilizando o software ArcGIS 9.1. As saídas de campo permitiram refinamento das informações e criação de duas chaves de estratificação de ambientes: Planície Costeira e Flúvio-marinha, associadas a manguezais e restinga com as classes dos Espodossolos, Neossolos Quartzarênicos e Flúvicos e Gleissolos; Planalto Costeiro coberto pela Floresta Ombrófila densa com predomínio das classes dos Latossolos, Argissolos, Cambissolos e Neossolos Litólicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raul Reis Amorim
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005), é Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), e doutorando em Geografia também pela UNICAMP, foi Professor Superped, ministrando aulas para o curso de graduação em Geografia nas áreas de Geotecnologias e Geografia Física.
  • Ana Maria Souza dos Santos Moreau
    Possui graduação em Agronomia pela Escola de Agronomia da Ufba (1991), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e uso da terra, relação solo-produtividade agrícola, relação solo-paisagem, solos dos tabuleiros costeiros.
  • Mauricio Santana Moreau
    Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1991), realizou seu Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e seu Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é Professor Títular da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus - BA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento do uso da terra, geoprocessamento e manejo e gestão de bacia hidrográfica.
  • Ednice de Oliveira Fontes
    Possui graduação de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1999), concluiu em março de 2007 o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Professora Adjunto e Coordenadora do Colegiado dos Cursos de LIcenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz. Concursada para a Disciplina Métodos e Técnicas de pesquisa. Tem experiência na área de Geografia em pesquisa e ensino, com ênfase em Desenvolvimento Regional, geomorfologia e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do espaço desenvolvimento regional e impactos ambientais
  • Liovando Marciano da Costa
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1971), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1973) e doutorado em Soil Science - University of Missouri System (1979). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: metais pesados, manejo do solo, latossolo, uso do solo e eucalipto. Desde de agosto 2006 está na direção do novo Campus UFV de Rio Paranaíba, onde foram criados os Cursos de Agronomia e Administração. A partir do II semestre de 2008 estão funcionando os Cursos de Ciência de Alimentos e Sistemas de Informação. Essa é uma fase de intensa dedicação ao ensino de gradução. Atuo como o Coordenador Geral da Central de Experimentação Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro em Capinópolis - MG, desde de agosto de 2005.

Downloads

Publicado

15-09-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM, Raul Reis; MOREAU, Ana Maria Souza dos Santos; MOREAU, Mauricio Santana; FONTES, Ednice de Oliveira; COSTA, Liovando Marciano da. ESTRATIFICAÇÃO DE AMBIENTES COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DAS UNIDADES DE PAISAGEM: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 35, p. 140–157, 2010. DOI: 10.14393/RCG113516056. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16056. Acesso em: 20 abr. 2025.