DESIGUALDADE REGIONAL E INTERVENÇÃO ESTATAL: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE PLANEJAMENTO REGIONAL NO I E II PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Tathiana Rodrigues Salgado Universidade Estadual de Goiás
  • Tadeu Pereira Alencar Arrais Universidade Federal de Goiás
  • Leandro Oliveira de Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113616025

Palavras-chave:

Desigualdade regional, intervenção estatal, Planos plurianuais, Goiás

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar os Planos Plurianuais do Estado de Goiás entre 2000 e 2007. No sentido de ordenar nossas argumentações, o artigo foi dividido em três partes. Na primeira parte refletimos sobre as desigualdades regionais no território goiano, tendo como escala de análise as 10 regiões de planejamento e como recorte temático dados secundários econômicos e sociais relativos ao período de elaboração e execução dos planos plurianuais. Na segunda parte elaboramos uma leitura dos planos plurianuais, relacionando a perspectiva legal (normativa) federal e estadual com os pressupostos políticos, uma vez que o planejamento também traduz o conjunto de forças na arena política estadual. Na terceira parte comparamos dois dos PPAs com o intuito de compreender a visão da intervenção estatal. A conclusão aponta, para o reconhecimento de alguns avanços no planejamento estatal a partir da adoção dos PPAs. Entretanto, esse avanço ocorreu, sobretudo, no caráter normativo-administrativo, já a desigualdade regional e social persiste no território goiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiana Rodrigues Salgado, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás e da rede municipal de ensino de Goiânia

Tadeu Pereira Alencar Arrais, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás

Leandro Oliveira de Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Goiás. Professor da rede municipal de educação de Goiânia. Doutorando do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

02-01-2011

Como Citar

SALGADO, T. R.; ARRAIS, T. P. A.; LIMA, L. O. de. DESIGUALDADE REGIONAL E INTERVENÇÃO ESTATAL: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE PLANEJAMENTO REGIONAL NO I E II PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 11, n. 36, p. 129–141, 2011. DOI: 10.14393/RCG113616025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16025. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos