INFLUÊNCIA DO ATERRO MUNICIPAL DE MANAUS SOBRE AS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA CIRCUNVIZINHANÇA: UM ENFOQUE AO ESTUDO DE METAIS PESADOS

Autores

  • Dorian Lesca de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Genilson Pereira Santana Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113415989

Palavras-chave:

Aterro, Chorume, Metais pesados, Água

Resumo

Este estudo analisou as concentrações de metais pesados (Al, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn) por espectrometria de absorção atômica de chama (FAAS) e variáveis físico-químicas (pH, condutividade elétrica e temperatura) in situ em amostras de águas superficiais da circunvizinhança do Aterro Municipal de Manaus e chorume. Amostras de água e chorume foram coletadas no período de estiagem e chuvoso com o objetivo de verificar a influência antrópica sobre o sistema hídrico composto pelos Igarapés: Matrinxã, Aracu, Acará, e Bolívia. Os dados obtidos foram submetidos a duas análises estatísticas exploratórias: Análise de Componente Principal (PCA) e Análise de Agrupamento Hierárquico (HCA). Os resultados indicaram concentrações de metais pesados distintos conforme a estação do ano e elemento. A PCA revelou correlações significativas entre: Al, Cd, Fe, Mn, Ni e Pb assim como Zn e Co. A HCA e PCA mostraram que as características do sistema hídrico são semelhantes ao chorume na estiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorian Lesca de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Profa. M. Sc. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Genilson Pereira Santana, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, onde lenciona as disciplinas de Química Analítica e Química Ambiental. Desenvolve pesquisa na área de metais pesados em ambientes poluidos, analisando os solos, sedimentos, água, peixes e plantas. Além disso, estuda a capacidade de plantas em absorve metais pesados com o objetivo de realizar a remediação de ambientes poluídos.

Downloads

Publicado

15-06-2010

Como Citar

OLIVEIRA, D. L. de; SANTANA, G. P. INFLUÊNCIA DO ATERRO MUNICIPAL DE MANAUS SOBRE AS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA CIRCUNVIZINHANÇA: UM ENFOQUE AO ESTUDO DE METAIS PESADOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 34, p. 75–83, 2010. DOI: 10.14393/RCG113415989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15989. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos