Desenvolvimento de banco de dados SIG para gestão de áreas verdes e turismo no município de Ourinhos (SP) / DEVELOPMENT OF GIS DATABASE FOR THE MANAGEMENT OF PARKS AND TOURISM IN THE MUNICIPALITY OF OURINHOS (SP)

Autores

  • Thiago Yamada UFSCar
  • Archimedes Azevedo Raia Junior UFSCar

Palavras-chave:

Sistemas de informação geográfica, , Turismo, Banco de dados georreferenciado.

Resumo

O crescimento e a urbanização das cidades brasileiras são realidade. Cada vez mais as atividades, de maneira geral, passam a ser gerenciadas pelo município. Este é o caso da gestão de áreas verdes e do turismo. Para o sucesso dessa ação, é necessário o uso de ferramentas modernas e acessíveis à gestão pública. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma banco de dados georreferenciado, em plataforma de sistemas de informações geográficas, para uso em gestão de áreas verdes e turismo, tendo como estudo de caso o município de Ourinhos-SP. Os resultados foram bastante satisfatórios, permitindo apresentar uma série de consultas ao banco, o que possibilitou realizar algumas análises, ainda que superficiais. O SIG usado foi o SPRING, de uso livre, e que se mostrou adequado a esta aplicação, além de ser acessível a qualquer órgão de gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-09-2009

Como Citar

Yamada, T., & Raia Junior, A. A. (2009). Desenvolvimento de banco de dados SIG para gestão de áreas verdes e turismo no município de Ourinhos (SP) / DEVELOPMENT OF GIS DATABASE FOR THE MANAGEMENT OF PARKS AND TOURISM IN THE MUNICIPALITY OF OURINHOS (SP). Caminhos De Geografia, 10(30). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15969

Edição

Seção

Artigos