SUBSÍDIOS PARA O MANEJO DA VISITAÇÃO NA PRAIA DE CARIMÃ, RAPOSA - MA

Autores

  • Giselle Matos Ribeiro Piorski
  • Lenisa Nina Gomes ECOMAP
  • José Ribamar Pinheiro Junior Secretaria Municipal de Meio Ambiente
  • Nivaldo Magalhães Piorski Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103215961

Palavras-chave:

Capacidade de carga, Limite Aceitável de Câmbio, dunas, praia

Resumo

O turismo incipiente da praia de Carimã (Raposa-MA) vem aumentando nos últimos anos. A fragilidade do ambiente, decorrente de sua evolução nos últimos 16 anos, incentivou este estudo com o objetivo de fornecer indicadores úteis para o planejamento e uso sustentado da área. Informações sobre o ambiente e a definição dos indicadores foram baseadas na metodologia do Limite Aceitável de Câmbio que emprega uma abordagem qualitativa, permitindo a tomada de decisões sobre usos e ações para uma área. Análise de imagens de satélites, associada a trabalhos de campo, permitiu classificar as unidades de paisagem em duna com vegetação, duna sem vegetação, planície pré-dunar, borda da praia e praia. Transectos realizados ao longo da área de estudo permitiram coletar informações sobre as características ecológicas e de uso. Posteriormente, as informações foram sistematizadas para a definição de Classes de Oportunidades, permitindo uma segunda categorização do ambiente quanto às condições biofísicas, de uso e de manejo. Os resultados indicaram que as áreas de maior uso no Carimã são as praias e as planícies pré-dunar. Nestas áreas o principal problema está relacionado à deposição de dejetos que reduzem o valor paisagístico e a balneabilidade do ambiente. Para todos os ambientes analisados, as ações de manejo recomendadas são simples e de baixo custo, podendo ser implementadas em um curto espaço de tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Magalhães Piorski, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Zoologia com experência em elaboração de planos de manejo e análises ambientais, além de pesquisador na área de Ictiologia.

Downloads

Publicado

04-01-2010

Como Citar

PIORSKI, G. M. R.; GOMES, L. N.; PINHEIRO JUNIOR, J. R.; PIORSKI, N. M. SUBSÍDIOS PARA O MANEJO DA VISITAÇÃO NA PRAIA DE CARIMÃ, RAPOSA - MA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 32, p. 212–226, 2010. DOI: 10.14393/RCG103215961. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15961. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos