PARQUE MUNICIPAL VICTÓRIO SIQUIEROLLI: UM NOVO OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103115946Palavras-chave:
Educação Ambiental, Centro de Educação Ambiental, ConservaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa, que foi conduzida dentro dos domínios da pesquisa qualitativa, na modalidade Pesquisa Diagnóstico-Avaliativa foi conhecer a realidade e as perspectivas do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Municipal Victório Siquierolli da cidade de Uberlândia e analisar suas potencialidades para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental (EA). A coleta de dados foi viabilizada a partir de análise documental, questionários, entrevistas e observações diretas. Os dados analisados conforme o referencial teórico construído mostraram que o NEA do Siquierolli, embora enfrente alguns problemas principalmente de ordem financeira e de insuficiência de recursos humanos, está muito bem estruturado, consolidando-se como referencial para a EA na cidade. Analisado conforme as dimensões: Espaço Físico, Equipamentos, Entorno e Sede; Equipe Pedagógica e Plano Político Pedagógico, concluiu-se que seu ponto forte é a Equipe Pedagógica, bastante qualificada e identificada com o que faz. A salientar também a competência administrativa. O sucesso do núcleo tem garantido a Unidade de Conservação, onde o mesmo se instala, grande respeitabilidade da população em geral, e em especial da população do entorno.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Fredston Coimbra Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.