ANÁLISE HIDROLÓGICA DAS NASCENTES DA BACIA DO ALTO CURSO DO RIO UBERABA

Autores

  • Vera Lúcia Abdala Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro (IFET-Uberaba-MG)
  • Jose Luiz Rodrigues Torres CEFET-Uberaba-MG
  • Antônio Carlos Barreto IFET-Uberaba-MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103115932

Palavras-chave:

microbacia hidrográfica, área de proteção ambiental, Cerrado

Resumo

A qualidade e a quantidade de água de uma região são determinadas pelos processos naturais e pela influência antrópica nas áreas de recarga das nascentes. O objetivo deste estudo foi mapear a rede de drenagem e realizar a análise hidrológica das nascentes dos principais córregos da área de proteção ambiental (APA) do rio Uberaba. Utilizou-se carta topográfica do IBGE (Folha Uberaba), na escala 1:100.000, em formato digital, imagem Landsat 7 ETM+, bandas 3R, 4G e 7B, resolução 30 m, projeção ortogonal e CIBERS. Utilizou-se o Sistema de Informação Geográfico (SIG), processamento digital de margens (PDI) e os Softwares SPRING, ENVI 4.0 e AutoCadMap2000i. O sistema de drenagem da área de proteção ambiental (APA) do rio Uberaba apresenta ramificações de primeira e segunda ordem, principalmente nas bordas da chapada; a rede de drenagem da bacia caracteriza-se por ter um padrão dendrítico; as declividades predominantes na APA do rio Uberaba são menores que 10%; a sustentação hídrica do rio Uberaba no período da seca é feita pelos córregos que tem nascentes na borda da chapada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Abdala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro (IFET-Uberaba-MG)

Professora MSc. em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro (IFET-Uberaba-MG).

Jose Luiz Rodrigues Torres, CEFET-Uberaba-MG

Formado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFruralRJ, Especialista em Nutrição Mineral de Plantas pela ESALQ-Piracicaba-SP, Especialista em Máquinas agrícolas pela UFLA-Lavras-MG, MSc. em Fitotecnia pela UfruralRJ, Dr. em Produção Vegetal pela UNESP-Jaboticabal-SP. Prof. Pesquisador do CEFET-Uberaba-MG

Antônio Carlos Barreto, IFET-Uberaba-MG

Professor Dr. em Engenharia Agrícola do IFET-Uberaba-MG

Downloads

Publicado

30-09-2009

Como Citar

ABDALA, V. L.; TORRES, J. L. R.; BARRETO, A. C. ANÁLISE HIDROLÓGICA DAS NASCENTES DA BACIA DO ALTO CURSO DO RIO UBERABA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 171–183, 2009. DOI: 10.14393/RCG103115932. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15932. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos