PERCEPÇÃO DE LIXO DA POPULAÇÃO DE MANAUS (AM): A PROBLEMÁTICA DA RECICLAGEM

Autores

  • Wanderlei Pires da Silva CCA/UFAM
  • Genilson Pereira Santana UFAM/DQ/ICE/Manaus

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113415926

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Reciclagem, Coleta Seletiva

Resumo

A partir da criação da Zona Franca de Manaus, em 1967, os resíduos sólidos urbanos se tornaram um sério problema em toda a área urbana da cidade de Manaus. Em 2002, a geração de RSU per capita em Manaus era de 1 kg/hab./dia, em média, o que significava uma produção de 1.300 t/dia. Os objetivos do presente trabalho foram: i) avaliar a percepção sobre RSU e reciclagem dos habitantes de Manaus, ii) caracterizar a forma atual de manejo dos RSU praticada e iii) propor um programa alternativo para o gerenciamento de RSU no município de Manaus. Questionários estruturados foram aplicados em seis zonas geográficas de Manaus, nos quais os habitantes responderam sobre questões sócio-economicas, problemas de RSU, vários aspectos da reciclagem e coleta seletiva. Os resultados mostraram que as políticas públicas do município de Manaus tem sido completamente deficientes para resolver o problema dos RSU. Entretanto, os resultados reveleram também que os habitants de Manaus têm boa percepção sobre os problemas de RSU. Os entrevistados se mostraram receptivos à implantação de um programa alternativo de gerenciamento de RSU, incluindo coleta seletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson Pereira Santana, UFAM/DQ/ICE/Manaus

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, onde lenciona as disciplinas de Química Analítica e Química Ambiental. Desenvolve pesquisa na área de metais pesados em ambientes poluidos, analisando os solos, sedimentos, água, peixes e plantas. Além disso, estuda a capacidade de plantas em absorve metais pesados com o objetivo de realizar a remediação de ambientes poluídos.

Downloads

Publicado

15-06-2010

Como Citar

SILVA, W. P. da; SANTANA, G. P. PERCEPÇÃO DE LIXO DA POPULAÇÃO DE MANAUS (AM): A PROBLEMÁTICA DA RECICLAGEM. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 11, n. 34, p. 34–42, 2010. DOI: 10.14393/RCG113415926. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15926. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos