RETRATOS DO CENTRO URBANO: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE BAURU – SP

Autores

  • Wilson Martins Lopes Junior IGE - Instituto Geociências da UNICAMP
  • Regina Célia Bega dos Santos IGE - Instituto Geociências da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103215921

Palavras-chave:

centro urbano, Área Central, Centro de Bauru, Deterioração Urbana, Revitalização Urbana

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a questão do centro urbano de Bauru, cidade do interior paulista, desde a sua formação, estruturação até a atualidade. Para tanto foi observada a sua formação histórica e o seu crescimento econômico associado à concentração de comércio e serviços que favoreceu a estruturação de centro urbano de Bauru. Devido à importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico da cidade, assim como para estruturação urbana e, principalmente da área central, as ferrovias tiveram destaque junto da evolução histórica tratada neste artigo. Considerou-se também a discussão sobre a deterioração e a revitalização da área central. Finalmente acredita-se apresentar um retrato do centro urbano de Bauru através de algumas informações significativas para a sua compreensão e que favoreça o planejamento urbano, assim como as diferentes pesquisas de geografia urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Martins Lopes Junior, IGE - Instituto Geociências da UNICAMP

Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Geografia. Experiencia no Ensino Superior nos cursos de: Geografia, Turismo, Ciencias Biologicas, Adm. Empresas, Comercio Exterior, Engenharias.

Regina Célia Bega dos Santos, IGE - Instituto Geociências da UNICAMP

Doutora em Geografia e Docente do Curso de Pós-Graduação em Geografia da UNICAMP.

Downloads

Publicado

04-01-2010

Como Citar

LOPES JUNIOR, W. M.; SANTOS, R. C. B. dos. RETRATOS DO CENTRO URBANO: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE BAURU – SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 10, n. 32, p. 198–210, 2010. DOI: 10.14393/RCG103215921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15921. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos