RETRATOS DO CENTRO URBANO: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE BAURU – SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103215921Palavras-chave:
centro urbano, Área Central, Centro de Bauru, Deterioração Urbana, Revitalização UrbanaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a questão do centro urbano de Bauru, cidade do interior paulista, desde a sua formação, estruturação até a atualidade. Para tanto foi observada a sua formação histórica e o seu crescimento econômico associado à concentração de comércio e serviços que favoreceu a estruturação de centro urbano de Bauru. Devido à importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico da cidade, assim como para estruturação urbana e, principalmente da área central, as ferrovias tiveram destaque junto da evolução histórica tratada neste artigo. Considerou-se também a discussão sobre a deterioração e a revitalização da área central. Finalmente acredita-se apresentar um retrato do centro urbano de Bauru através de algumas informações significativas para a sua compreensão e que favoreça o planejamento urbano, assim como as diferentes pesquisas de geografia urbana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Wilson Martins Lopes Junior, Regina Célia Bega dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.