O PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CAATINGA: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA MICROBACIA DO RIO CALABOUÇO - PB/RN

Autores

  • Márcio Balbino Cavalcante Secretaria Municipal de Educação de Passa e Fica - RN
  • Luciene Vieira de Arruda Profª Deptº Geo-História, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92815912

Palavras-chave:

Microbacia Hidrográfica, Planejamento Ambiental, Rio Calabouço, Recursos Hídricos

Resumo

O estudo teve objetivo realizar um levantamento ambiental da microbacia do Rio Calabouço, um dos principais afluentes do Rio Curimataú, como forma de buscar subsídios para o planejamento e a gestão sustentável dos recursos hídricos em área de caatinga, onde os rios são predominantemente intermitentes e sensíveis a ação humana. Este trabalho foi desenvolvido entre os municípios de Passa e Fica - RN e Araruna - PB. Para a concretização deste estudo foram desenvolvidas as seguintes etapas: delimitação da área da microbacia com o auxilio da carta topográfica, Folha São José do Campestre - RN (SB.25-Y-A-I), escala 1:100.000, SUDENE (1971) e do aparelho de GPS. Em seguida foi realizada pesquisa teórico-metodológica, apoiados em Christofoletti (1980), Cunha (1996), Bertoni & Lombardi Neto (2003) e Guerra & Guerra (2006) e do Projeto RADAMBRASIL (1981) e a aplicação da Ficha de Campo para Caracterização do Meio Físico (2002), para o levantamento de dados geoambientais da área (clima, solo, sistema morfodinâmico, água, biodiversidade). Os dados coletados demonstraram que os principais usos dos recursos hídricos da microbacia do Rio Calabouço são: Abastecimento humano, agricultura, pecuária, atividade extrativa mineral e vegetal, pesca e lazer. Os principais impactos ambientais que atingem a microbacia são: declínio da fertilidade do solo; desmatamento da mata ciliar; poluição da água e do solo pelo uso indiscriminado de fertilizantes e defensivos agrícolas. Palavras-chave: Microbacia Hidrográfica; Planejamento Ambiental; Rio Calabouço; Recursos Hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Secretaria Municipal de Educação de Passa e Fica - RN

Geógrafo - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Pós-graduado em Ciências Ambientais - FIP/PB. Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da UEPB/CNPq. e Coordenador de Projetos Educacionais da Secretaria Mul de Educação, Passa e Fica - RN.

Downloads

Publicado

05-01-2009

Como Citar

CAVALCANTE, M. B.; ARRUDA, L. V. de. O PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CAATINGA: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA MICROBACIA DO RIO CALABOUÇO - PB/RN. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 28, p. 221–231, 2009. DOI: 10.14393/RCG92815912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15912. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos