GEOGRAFIA E LITERATURA DE CORDEL: TRILHANDO PRÁTICAS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92815911Palavras-chave:
Literatura de Cordel, Geografia, Região, NordesteResumo
Geografia e Literatura de Cordel: trilhando práticas e possibilidades em sala de aula é uma proposta de trabalho que resultou de uma pesquisa realizada durante a formação acadêmica em Geografia, mas germinada ainda na infância. A pesquisa envereda pelos folhetos, que retratam e edificam a historicidade de nossa região, lida, discutida, sentida, compreendida e revelada num universo simples, criativo e sem véu. Mergulhar nesse universo cordelista, é interpretar as formas de falar as lágrimas de um povo, povo do qual fazemos parte. Apesar da Literatura de Cordel nos últimos anos, ser um tema bastante estudado e discutido no meio acadêmico, com teses defendidas em diferentes áreas, pouco aparece nos trabalhos de Geografia. Não sabemos por qual motivo, apenas procuramos estabelecer um elo entre o cordel e a prática pedagógica em geografia, e os dois nos apontam que esse relacionamento profícuo. Para a construção desse artigo, nos detemos as questões que fomentam a compreensão da origem da literatura de cordel e seu conceito, em seguida identificamos os elos entre diferentes cordéis e o trabalho em sala de aula; seus encantos, suas abordagens, suas múltiplas possibilidades de gerar a utilização de outros recursos, etc. PALAVRAS CHAVES: Literatura de Cordel, Geografia, Região, NordesteDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Antonio Heleonarde Dantas de Medeiros, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.