INFLUÊNCIA DO VENTO NA ESTABILIDADE DOS TALUDES DA BACIA DO RIO LIGEIRO, MUNICÍPIO DE PATO BRANCO (PR)

Autores

  • Ney Lyzandro Tabalipa
  • Alberto Pio Fiori

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92715858

Palavras-chave:

Encosta, Vento, Fator de Segurança

Resumo

Este artigo apresenta um estudo para se conhecer a influência do vento na estabilidade dos taludes da bacia do rio Ligeiro, município de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, empregando um modelo matemático associado à utilização de técnicas de mapeamento temático em ambiente SIG. O presente trabalho envolveu a caracterização geotécnica em campo, ensaios em laboratório, e trabalhos de escritório. Para a separação das áreas de cobertura vegetal de porte arbóreo (que sofrem influencia dos ventos no fator de segurança das encostas), das demais áreas procedeu-se a classificação da imagem do satélite QuickBird, gerando o Mapa de Uso e Ocupação do Solo. As técnicas de Sensoriamento Remoto e SIG apresentaram-se eficientes na interpolação dos mapas temáticos e na elaboração dos mapas de Fatores de Segurança das encostas. A análise dos dados mostra que a vegetação é um fator positivo para o aumento do índice de segurança das vertentes, não havendo região instável onde existe vegetação, mas percebeu-se uma redução no valor do Fator de Segurança pela ação dos ventos sobre a vegetação. Constatou-se que a maior concentração de ventos e velocidades médias está nas direções Sudeste e Sul. Observou-se ainda que, as direções Norte e Sul concentram as rajadas de ventos mais fortes na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ney Lyzandro Tabalipa

Doutorando em Geologia pela UFPR Prof. do Departamento de Construção Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Alberto Pio Fiori

Prof. Dr. do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

22-09-2008

Como Citar

TABALIPA, N. L.; FIORI, A. P. INFLUÊNCIA DO VENTO NA ESTABILIDADE DOS TALUDES DA BACIA DO RIO LIGEIRO, MUNICÍPIO DE PATO BRANCO (PR). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 27, p. 82–98, 2008. DOI: 10.14393/RCG92715858. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15858. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos