ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA DO ARROIO DO PADRE, PONTA GROSSA - PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915832Palavras-chave:
Análise Morfométrica, Bacia Hidrográfica, Arroio do PadreResumo
Os estudos realizados abordando bacias hidrográficas ocupam espaço importante na ciência geográfica. Um dos enfoques para esses estudos é a análise morfométrica e as interpretações quantitativas das mesmas. O objetivo principal deste trabalho foi realizar a análise morfométrica da bacia hidrográfica do Arroio do Padre, no município de Ponta Grossa- Pr. A metodologia utilizada inclui a análise morfométrica e a classifição através da hierarquia de Straler para a realização dos cálculos morfométricos, no qual são utilizadas análises Lineares, Areais e Hipsométricas da rede de drenagem. Assim, procurou-se relacionar o padrão de drenagem com os diferentes substratos rochosos como os do Grupo Itararé que apresenta rochas mais permeáveis, os da Formação Serra Geral e Formação Ponta Grossa que apresentam rochas impermeáveis, a esta última somado ainda a presença de faturamento e falhas na área. Os aspectos geológicos foram de vital importância para o estabelecimento das correlações entre o padrão de drenagem e a morfometria. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o padrão de drenagem da bacia hidrográfica do Arroio do Padre é diferenciado, sendo arborescente próximo das cabeceiras e retilíneo ao longo do percurso do rio principal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Yanayne Benetti Barbosa, Sílvia Meri Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.