UMA INTRODUÇÃO AO MODELO DE ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA PAISAGEM: A AUTOPOIESE GEOMORFOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103015823Palavras-chave:
Autopoiese, Geomorfologia, Modelo filosófico da evolução da paisagemResumo
A proposta deste trabalho é mostrar que, com o avanço do conhecimento científico é importante compreender e modelar o que observamos na evolução da paisagem, para isto baseamos na teoria autopoiética, onde parte da observação de determinado objeto pela interação de seus elementos, e não pelo todo (como em uma análise descritiva do relevo) possibilitando, assim, a construção de um arcabouço cientifico embasado nas relações entre diversas disciplinas, sejam elas geográficas, geológicas e geofísicas. Mas estas relações possuem caráter complexo atuando com relações entre si e completando entre si em uma abordagem inter e transdisciplinar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Luiz Felipe Montanha Brandini Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.