O “LUGAR-TERRITÓRIO” NA COMPLEXIDADE DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA: INCURSÕES TEÓRICAS A PARTIR DA INTERSUBJETIVIDADE

Autores

  • Matusalém de Brito Duarte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103115818

Palavras-chave:

intersubjetividade, lugar-território, identidade

Resumo

A complexidade da realidade atual tem redimensionado as leituras acerca dos processos sócio-espaciais, que vem ampliando a demanda por uma postura científica cada vez mais interdisciplinar, onde o conhecimento esteja à frente das questões postas no cotidiano. Tais processos se encontram, cada vez mais, imbuídos do fazer dialético entre o individual e o social, entre o local e o global e também entre o subjetivo e o intersubjetivo. Diante disso, este artigo faz uma reflexão teórica, a partir do conceito de Intersubjetividade, de uma categoria espacial híbrida e composta: "lugar-território", vislumbrando novos rearranjos espaciais enquanto elementos teóricos de suporte à leituras do espaço na dimensão micro e sócio-espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matusalém de Brito Duarte

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor de Geografia do Governo do Estado de Minas Gerais e Professor de Geografia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

30-09-2009

Como Citar

DUARTE, M. de B. O “LUGAR-TERRITÓRIO” NA COMPLEXIDADE DA REALIDADE CONTEMPORÂNEA: INCURSÕES TEÓRICAS A PARTIR DA INTERSUBJETIVIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 75–82, 2009. DOI: 10.14393/RCG103115818. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15818. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos