AGROECOLOGIA E ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA COMO ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915791Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Sustentabilidade, Agricultura orgânica, CooperativismoResumo
O uso inadequado do solo na produção agrícola vem provocando uma série de problemas, tais como a degradação dos recursos naturais e a exclusão social. Frente a esses problemas, a agricultura ecológica e a organização cooperativa de pequenos agricultores surgem como alternativas para a sustentabilidade da agricultura familiar. A produção e a comercialização de produtos cultivados de forma ecológica, e a importância do cooperativismo como meio de inserção socioeconômica e de participação política são os enfoques principais da pesquisa, realizada junto aos agricultores associados à Cooperativa de Agricultores Familiares de Produtos Agroecológicos e Coloniais do Noroeste do Rio Grande do Sul LTDA - NATUAGRO, de Ijuí RS. Verificou-se que o sucesso e a viabilidade socioeconômica na produção ecológica dependem de diversos fatores: organização de mão-de-obra, estrutura fundiária, transporte, comércio. A organização cooperativa é um meio de inserção no mercado, e também um espaço de socialização, educação e poder político, que envolve toda a sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Carla Riethmüller Haas Barcellos, jussara Mantelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.