CAPITAL TRANSNACIONAL, COMPANY TOWN E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores

  • Soeli Regina da Silva Lima Mestre em Geografia pela UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92515647

Palavras-chave:

company town, espaço urbano, capital transnacional

Resumo

Procuramos demonstrar neste artigo a produção do espaço urbano vinculado às dinâmicas econômicas, mais especificamente das transnacionais, através da implantação de company town (cidade-empresa), uma prática empresarial do início do século XX, como estratégia de gestão e produção para dar suporte às atividades industriais. Para tanto, analisamos o município de Três Barras (SC), através da company town da serraria americana Southern Brazil Lumber Colonization. A fase de implantação desta corporação coincidiu com a delimitação dos primeiros traçados urbanos. Este fato conduziu a uma reflexão de que a cidade teve um crescimento vinculado à ação do capital transnacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soeli Regina da Silva Lima, Mestre em Geografia pela UFPR

Mestre em Geografia pela UFPR, especialização em História do Brasil pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória

Downloads

Publicado

17-03-2008

Como Citar

LIMA, S. R. da S. CAPITAL TRANSNACIONAL, COMPANY TOWN E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 25, p. 158–164, 2008. DOI: 10.14393/RCG92515647. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15647. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos