OBSERVAÇÕES ‘IN LOCO’ REALIZADAS DURANTE A PASSAGEM DO FURACÃO CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515628Palavras-chave:
monitoramento, Furacão Catarina, Bal. Arroio do Silva, Santa Catarina, BrasilResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as informações meteorológicas e oceanográficas coletadas 'in loco' durante a passagem do Furacão Catarina em Bal. Arroio do Silva (SC). Os dados apresentados são qualitativos, baseados na percepção e experiência dos pesquisadores. Apenas variações bruscas na velocidade e direção dos ventos, elevação do nível do mar, temperatura e intensidade das chuvas foram registradas. Utilizaram-se as escalas Beaufort e Saffir-Simpson para estimar a velocidade dos ventos. No município de Bal. Arroio do Silva, os ventos mais intensos foram do quadrante sul (primeira fase), por volta da 01:00h (28/03/2004), com rajadas de 120 km/h, chuva forte e temperatura baixa. À 01:15h começou a passagem do "olhoâ€?, as chuvas e os ventos cessaram abruptamente; o céu ficou limpo e a temperatura aumentou consideravelmente. Às 02:48h, os pesquisadores foram surpreendidos por ventos de aproximadamente 180 km/h (segunda fase), chuvas intensas e temperaturas muito baixas. Os principais danos foram os destelhamentos severos, destruição de edificações, queda de árvores e postes de energia elétrica, entre outros. Baseado na velocidade estimada dos ventos e na avaliação dos danos, o Furacão Catarina foi classificado como categoria 2, de acordo com a escala Saffir-Simpson.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Emerson Vieira Marcelino, Frederico de Moraes Rudorff, Roberto Fabris Goerl, Reinaldo Haas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.