Educação Ambiental por meio da Compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos em Escolas Públicas de Araguari-MG.

Autores

  • Helaine Maria Naves dos Santos Abadio Ademar dos Santos; Maria Aparecida Santos

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Compostagem, Escolas Públicas.

Resumo

Este trabalho corresponde a um projeto de Educação Ambiental realizado em duas escolas públicas de Araguari. Desenvolvido com intuito de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, principalmente na problemática que envolve a inadequada disposição de resíduos sólidos. O projeto de compostagem foi apresentado aos professores, funcionários e alunos, como alternativa que possibilita o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos, gerados nas escolas, tendo como resultado um produto com uma nova utilidade e que possibilitou o desvio destes do aterro controlado. Foi possível implantar o projeto de compostagem dentro do espaço das próprias escolas, o que acarretou no envolvimento dos participantes proporcionando aos alunos e professores um trabalho ambiental em conjunto. O trabalho desenvolvido pelos professores nessa pesquisa foi de fundamental importância, devido a seu comprometimento e orientações aos alunos na realização e compreensão do projeto. No decorrer deste projeto a compostagem se mostrou uma ferramenta estratégica e eficaz na difusão da Educação Ambiental nestas escolas. Isto foi verificado por meio da grande receptividade ao projeto proposto e dos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helaine Maria Naves dos Santos, Abadio Ademar dos Santos; Maria Aparecida Santos

Licenciatura e Bacharelado pelo - Instituto de Geografia - UFU Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católioca de Uberlândia. Mestre em Planejamento Ambiental pela Faculdade de Engenharia civil UFU.

Downloads

Publicado

17-04-2008

Como Citar

Naves dos Santos, H. M. (2008). Educação Ambiental por meio da Compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos em Escolas Públicas de Araguari-MG. Caminhos De Geografia, 9(25). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15587

Edição

Seção

Artigos