EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAGUARI-MG

Autores

  • Helaine Maria Naves dos Santos Abadio Ademar dos Santos; Maria Aparecida Santos
  • Manfred Fehr Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92515587

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Compostagem, Escolas Públicas.

Resumo

Este trabalho corresponde a um projeto de Educação Ambiental realizado em duas escolas públicas de Araguari. Desenvolvido com intuito de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, principalmente na problemática que envolve a inadequada disposição de resíduos sólidos. O projeto de compostagem foi apresentado aos professores, funcionários e alunos, como alternativa que possibilita o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos, gerados nas escolas, tendo como resultado um produto com uma nova utilidade e que possibilitou o desvio destes do aterro controlado. Foi possível implantar o projeto de compostagem dentro do espaço das próprias escolas, o que acarretou no envolvimento dos participantes proporcionando aos alunos e professores um trabalho ambiental em conjunto. O trabalho desenvolvido pelos professores nessa pesquisa foi de fundamental importância, devido a seu comprometimento e orientações aos alunos na realização e compreensão do projeto. No decorrer deste projeto a compostagem se mostrou uma ferramenta estratégica e eficaz na difusão da Educação Ambiental nestas escolas. Isto foi verificado por meio da grande receptividade ao projeto proposto e dos resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Helaine Maria Naves dos Santos, Abadio Ademar dos Santos; Maria Aparecida Santos

Licenciatura e Bacharelado pelo - Instituto de Geografia - UFU Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católioca de Uberlândia. Mestre em Planejamento Ambiental pela Faculdade de Engenharia civil UFU.

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Publicado

17-03-2008

Como Citar

NAVES DOS SANTOS, H. M.; FEHR, M. EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAGUARI-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 25, p. 65–86, 2008. DOI: 10.14393/RCG92515587. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15587. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos