MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO NA SERRA DO MAR – ANÁLISE A PARTIR DE SÉRIES HISTÓRICAS DE PRECIPITAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82215556Palavras-chave:
mudanças climáticas, médias normalizadas, curvas de massaResumo
A identificação de montantes anuais de chuva para qualquer região é de suma importância para a elaboração de políticas publicas de urbanização e de desenvolvimento social. O litoral paulista localizado em área de clima tropical úmido, apresenta elevados montantes de precipitação no decorrer do ano. Esses montantes podem sofrer variações segundo interferências da própria dinâmica do clima quanto da conformação sócio-espacial do nosso recorte. Este trabalho visa a caracterização da evolução dessas alturas pluviométrica entre o período de 1970 a 1999. Para isto foram utilizados dados de 8 postos pluviométricos distribuídos segundo 3 repartições: Litoral Norte (4), Litoral Central (2) e Litoral Sul (2). A partir de técnicas estatísticas apropriadas, foram gerados dados a respeito das médias anuais em escala decadal segundo 3 períodos: PI - 1970/1979, PII - 1980/1989 e PIII - 1990/1999. Além disso, pretendemos nesse trabalho identificar o comportamento das chuvas no litoral do estado de São Paulo por meio de técnicas estatísticas apropriadas, identificando as tendências futuras sazonais e anuais da precipitação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 João Paulo Macieira Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.