Os Impactos ambientais urbanos no entorno do distrito industrial 1, em Uberaba (MG)

Autores

  • Aristóteles Teobaldo Neto mestrando em geografia pela UFU

Resumo

O presente artigo é resultado de uma análise preliminar acerca de alguns impactos ambientais que prejudicam a qualidade de vida da população residente nos bairros Alfredo Freire e Grande Horizonte. Estes bairros circundam o Distrito Industrial I, onde várias atividades industriais são realizadas por diferentes empresas. A diversidade de uso do solo, fins residenciais e industriais, permite uma rica discussão a respeito dos problemas ambientais urbanos que afetam direta e/ou indiretamente a qualidade de vida. É apresentada uma discussão conceitual em relação à qualidade ambiental e qualidade de vida, delineando diferenças e semelhanças. Além disso, apresenta-se o Plano Diretor como instrumento crucial no controle e planejamento ambiental urbano. Palavras-chave: Impactos ambientais urbanos, Qualidade ambiental e Qualidade de Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristóteles Teobaldo Neto, mestrando em geografia pela UFU

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é mestrando em geografia pela UFU. Tem experiência como professor (ensino médio e fundamental) e já coordenou projetos de Educação Ambiental em escolas de nível básico. Já trabalhou com pesquisa na área de Planejamento Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos e já atuou profissionalmente como fiscal de meio ambiente pela Prefeitura de Uberlândia. Atualmente, no mestrado, pesquisa a aplicação do Geoprocessamento na análise da Percepção Ambiental, Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental Urbana.

Downloads

Publicado

14-12-2007

Como Citar

Teobaldo Neto, A. (2007). Os Impactos ambientais urbanos no entorno do distrito industrial 1, em Uberaba (MG). Caminhos De Geografia, 8(24). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15544

Edição

Seção

Artigos