GRANDES PROJETOS E TRANSFORMAÇÃO NO SENTIDO DE LUGAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82115513Palavras-chave:
Lugar, Identidade, Grandes ProjetosResumo
Este artigo é resultado de um investimento, ao longo dos últimos anos, em que realizamos trabalhos, nas áreas de ensino e pesquisa, que fossem capazes de nos ajudar numa melhor compreensão da realidade. A construção da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, no Estado de Minas Gerais, foi o marco inicial de nossas preocupações. Assistimos à destruição de uma cidade, submersa pela formação do reservatório da usina e, conseqüentemente, a construção de uma nova cidade. Era nossa preocupação pensar como a execução de um grande projeto poderia alterar significativamente, e para sempre, o sentido de lugar. O resultado de nossa pesquisa apenas vem referendar o que já era nosso entendimento: o lugar é uma construção simbólica, fonte de legitimidade, de identidade, razão da própria vida de um povo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Vicente de Paulo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.