ASPECTOS DA OCUPAÇÃO, DA FORMAÇÃO DA ESTRUTURA PRODUTIVA E DAS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM RURAL NO TERRITÓRIO PARANAENSE

Autores

  • Sergio Fajardo Professor do Departamento de Geografia - UNICENTRO (Guarapuava - PR) / Doutorand

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82015473

Palavras-chave:

território paranaense, economia regional, paisagem rural

Resumo

O trabalho aborda a formação territorial do Paraná enquanto fruto de um processo econômico. Os objetivos do presente artigo incluem, nesse sentido, uma análise teórica inicial dessa realidade colocada. As fases, historicamente identificadas, apontam para uma ocupação espacial e temporal segmentada, onde a estrutura produtiva organiza-se em consonância com processos gerais da economia nacional, caracterizada por dependência da lógica externa. O território paranaense, organizado perifericamente em relação a São Paulo no século XX, continua, atualmente, extremamente dependente dos setores agropecuário e agroindustrial. Esse fato tem interferido diretamente nas políticas de desenvolvimento regional. Como resultado da ação empresarial que reproduz a territorialidade econômica no espaço rural, as transformações acabam por definir também profundas alterações nas paisagens regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Fajardo, Professor do Departamento de Geografia - UNICENTRO (Guarapuava - PR) / Doutorand

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (entre 1993 e 1997). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (entre 1998 e 2000), linha de pesquisa Análise Regional com a Dissertação intitulada: "Dinâmica sócio-espacial das cooperativas agropecuárias no contexto do complexo agroindustrial : o caso da Cocari, Mandaguari - PR. Professor do Departamento de Geografia da UEM entre 2001 e 2003. Atualmente Professor do Departamento de Geografia da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná, na área de Geografia Humana e Doutorando em Geografia pela UNESP (Campus de Presidente Prudente - SP), iniciado em 2004, na linha de pesquisa Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

02-02-2007

Como Citar

FAJARDO, S. ASPECTOS DA OCUPAÇÃO, DA FORMAÇÃO DA ESTRUTURA PRODUTIVA E DAS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM RURAL NO TERRITÓRIO PARANAENSE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 20, p. 89–101, 2007. DOI: 10.14393/RCG82015473. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15473. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos