ECÓTOPOS ENCONTRADOS EM PERFIS TOPOGRÁFICOS TRAÇADOS NAS ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO DAS BARRAGENS DAS UHEs DE CAPIM BRANCO I E II, NA BACIA DO RIO ARAGUARI, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG)

Autores

  • Jaqueline Aida Ferrete Doutoranda em em Geografia - UFU
  • Jureth Couto Lemos Profª da Escola Técnica de Saúde - UFU; Doutoranda do programa de Pós-Gradu
  • Samuel do Carmo Lima Profº Dr. do Instituto de Geografia - UFU
  • Glaucimar Soares da Silva Vieira Mestranda do programa de Pós-Graduação em Geografia - UFU
  • Baltazar Casagrande Aluno do Curso de Graduação em Geografia - UFU
  • Kênia Rezende Aluna do Curso de Graduação em Geografia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG61615457

Palavras-chave:

Ecótopos, Usina Hidrelétrica, Perfil Topográfico

Resumo

As barragens das Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II estão sendo construídas no rio Araguari em áreas dos Municípios de Uberlândia e Araguari-MG. Nas áreas do Município de Uberlândia, a paisagem é formada por ecótopos diferenciados, que podem favorecer a proliferação de mosquitos de importância sanitária. Este trabalho objetiva apresentar os ecótopos encontrados em Perfis Topográficos das áreas de implantação das barragens das UHEs Capim Branco I e II, na bacia do rio Araguari, no Município de Uberlândia, MG. Os perfis topográficos foram medidos a partir da margem esquerda do rio Araguari em direção ao topo da vertente, demarcados por uma linha central passando pelos locais onde se instalava a armadilha de Shannon, com uma faixa de 50m para cada lado. Nesta faixa foram identificados ecótopos como afloramentos rochosos, vegetação arbórea, bromélias, pastagens, mata ciliar, vegetação arbustiva e herbácea. Estes ecótopos podem oferecem condições propícias para a proliferação dos vetores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-10-2005

Como Citar

FERRETE, J. A.; LEMOS, J. C.; LIMA, S. do C.; VIEIRA, G. S. da S.; CASAGRANDE, B.; REZENDE, K. ECÓTOPOS ENCONTRADOS EM PERFIS TOPOGRÁFICOS TRAÇADOS NAS ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO DAS BARRAGENS DAS UHEs DE CAPIM BRANCO I E II, NA BACIA DO RIO ARAGUARI, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 6, n. 16, p. 172–189, 2005. DOI: 10.14393/RCG61615457. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15457. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos