INFLUÊNCIA ANTRÓPICA SOBRE ÁGUAS DE IGARAPÉS NA CIDADE DE MANAUS – AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615445Palavras-chave:
Água superficial, Amazônia, Hidroquímica, poluiçãoResumo
Este trabalho objetivou analisar o comportamento hidroquímico das águas de alguns igarapés de bacias hidrográficas da área urbana (São Raimundo e Educandos) e rural (Tarumã-Açu) no município de Manaus, visando estabelecer um estudo sobre as características das águas diante das crescentes modificações que as mesmas vêm sofrendo devido à influência antrópica. A coleta dos dados foi efetuada no período seco e no chuvoso e foram estudados a temperatura da água, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, Ca2+, Mg2+, Na+, K+, Cl- e alcalinidade. As amostras foram analisadas no CPCR - INPA. As variáveis analisadas mostram que as águas da bacia do Tarumã-Açu e as nascentes dos igarapés do Quarenta e Mindú são ácidas, com baixa condutividade elétrica, altos teores de oxigênio dissolvido e baixas concentrações de cátion e ânions. As demais estações de coleta apresentaram aumento de pH, altas condutividades, baixos teores de oxigênio dissolvido, e altas concentrações de cátions e ânions em relação às características hidroquímicas dos igarapés naturais da região, portanto, apresentaram indícios de impactos antrópicos. Palavras-chave: Ã?gua superficial; Amazônia; Hidroquímica; poluição.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Emanuele Gurgel Freitas Melo, Maria do Socorro Rocha da Silva, Sebastião Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.