DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SÃO CARLOS (SP): IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE DESLOCAMENTO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ELIPSE DE DESVIO PADRÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71815424Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, SIG, Estatística Espacial, Elipse de Desvio PadrãoResumo
O acidente de trânsito é atualmente uma das maiores causas de mortes por fatores externos no Brasil, assim como em vários países em desenvolvimento, trazendo vários prejuízos econômicos para as administrações federais, estaduais e municipais e provocando perdas sociais elevadas aos parentes dos envolvidos. Inúmeros estudos vêm sendo realizados visando a prevenção dos acidentes de trânsito. Entretanto, com uma quantidade cada vez maior de veículos automotores em circulação pelas ruas das cidades, os conflitos entre veículos e pedestres é cada vez mais aparente, fazendo com que os números de acidentes de trânsito alcancem índices elevados. Esse contexto se torna ainda pior devido ao fato que em várias cidades brasileiras o Planejamento de Transportes Coletivos é ineficiente nas regiões periféricas, sendo o uso de veículos particulares a melhor opção de deslocamento, o que acaba por prolongar os conflitos entre veículos por toda mancha urbana, e não só nas regiões centrais onde normalmente estão concentradas as atividades de comércio e serviços. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal identificar as tendências de deslocamento dos acidentes de trânsito do Município de São Carlos, com a utilização de Ferramentas de Estatística Espacial, proporcionando mais uma ferramenta para a identificação de tratamento dos acidentes de trânsito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Luciano dos Santos, Archimedes Azevedo Raia Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.