DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SÃO CARLOS (SP): IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE DESLOCAMENTO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ELIPSE DE DESVIO PADRÃO

Autores

  • Luciano dos Santos Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Uberlândia
  • Archimedes Azevedo Raia Junior Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG71815424

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito, SIG, Estatística Espacial, Elipse de Desvio Padrão

Resumo

O acidente de trânsito é atualmente uma das maiores causas de mortes por fatores externos no Brasil, assim como em vários países em desenvolvimento, trazendo vários prejuízos econômicos para as administrações federais, estaduais e municipais e provocando perdas sociais elevadas aos parentes dos envolvidos. Inúmeros estudos vêm sendo realizados visando a prevenção dos acidentes de trânsito. Entretanto, com uma quantidade cada vez maior de veículos automotores em circulação pelas ruas das cidades, os conflitos entre veículos e pedestres é cada vez mais aparente, fazendo com que os números de acidentes de trânsito alcancem índices elevados. Esse contexto se torna ainda pior devido ao fato que em várias cidades brasileiras o Planejamento de Transportes Coletivos é ineficiente nas regiões periféricas, sendo o uso de veículos particulares a melhor opção de deslocamento, o que acaba por prolongar os conflitos entre veículos por toda mancha urbana, e não só nas regiões centrais onde normalmente estão concentradas as atividades de comércio e serviços. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal identificar as tendências de deslocamento dos acidentes de trânsito do Município de São Carlos, com a utilização de Ferramentas de Estatística Espacial, proporcionando mais uma ferramenta para a identificação de tratamento dos acidentes de trânsito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2006

Como Citar

SANTOS, L. dos; RAIA JUNIOR, A. A. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SÃO CARLOS (SP): IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE DESLOCAMENTO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ELIPSE DE DESVIO PADRÃO . Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 7, n. 18, p. 134–145, 2006. DOI: 10.14393/RCG71815424. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15424. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos