ANÁLISE DOS ASPECTOS QUALITATIVOS DE VIAS EXCLUSIVAS EM SISTEMAS MODERNOS DE ÔNIBUS

Autores

  • Geisa Aparecida da Silva Mestre em transportes pela Universidade de Brasília - UnB
  • José Alex Sant Prof. Dr. do programa de pós-graduação na UnB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG71815416

Palavras-chave:

Teoria de Lancaster, Aspectos qualitativos, vias exclusivas para ônibus

Resumo

Este trabalho analisa qualitativamente características físicas e operacionais de vias exclusivas para ônibus urbano, com o objetivo de contribuir para o processo de decisão quanto à implantação de vias exclusivas para ônibus. A pesquisa centra-se em aspectos qualitativos das vias exclusivas para ônibus, sob a ótica da Teoria de Lancaster, essa teoria estuda as características dos bens e serviços. Para viabilizar as análises propostas, buscou-se identificar características físicas e operacionais das vias exclusivas para ônibus relevantes do ponto de vista do usuário, associando-as à eficácia operacional (desejos dos usuários). O cruzamento de informações referentes às vias, veículos e operação dos sistemas analisados resultou na identificação das características físicas e operacionais que condicionam o melhor desempenho das vias quanto à velocidade, capacidade e fluxo de tráfego. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2006

Como Citar

SILVA, G. A. da; SANT, J. A. ANÁLISE DOS ASPECTOS QUALITATIVOS DE VIAS EXCLUSIVAS EM SISTEMAS MODERNOS DE ÔNIBUS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 18, p. 47–63, 2006. DOI: 10.14393/RCG71815416. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15416. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos