ANÁLISE DOS ASPECTOS QUALITATIVOS DE VIAS EXCLUSIVAS EM SISTEMAS MODERNOS DE ÔNIBUS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71815416Palavras-chave:
Teoria de Lancaster, Aspectos qualitativos, vias exclusivas para ônibusResumo
Este trabalho analisa qualitativamente características físicas e operacionais de vias exclusivas para ônibus urbano, com o objetivo de contribuir para o processo de decisão quanto à implantação de vias exclusivas para ônibus. A pesquisa centra-se em aspectos qualitativos das vias exclusivas para ônibus, sob a ótica da Teoria de Lancaster, essa teoria estuda as características dos bens e serviços. Para viabilizar as análises propostas, buscou-se identificar características físicas e operacionais das vias exclusivas para ônibus relevantes do ponto de vista do usuário, associando-as à eficácia operacional (desejos dos usuários). O cruzamento de informações referentes às vias, veículos e operação dos sistemas analisados resultou na identificação das características físicas e operacionais que condicionam o melhor desempenho das vias quanto à velocidade, capacidade e fluxo de tráfego.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Geisa Aparecida da Silva, José Alex Sant
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.