PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / The alteration of paradigms and sensorial development like environment,

Autores

  • Emerson Carlos de Oliveira Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Naturais
  • Ana Paula Marques Costa Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Naturais

Resumo

Durante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida. Palavras-chave: Percepção sensorial, Paradigmas e Educação ambiental, Brasil.

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Publicado

04-09-2006

Como Citar

Oliveira, E. C. de, & Costa, A. P. M. (2006). PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / The alteration of paradigms and sensorial development like environment,. Caminhos De Geografia, 7(18). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413

Edição

Seção

Artigos