O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: UMA DISCUSSÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615402Palavras-chave:
Cartografia, Geografia, EnsinoResumo
Lidar com mapas é importante para o geógrafo seja durante seu aprendizado, como aluno do curso de graduação de Licenciatura em Geografia, seja para transmitir os conhecimentos dos assuntos de Cartografia, dentro da matéria Geografia, como professor do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). É importante também na pesquisa, pois ao se estudar Geografia, o uso de mapas e todo o conhecimento cartográfico estão presentes em apoio à pesquisa. No entanto, têm-se observado, no meio da comunidade dos geógrafos, dificuldades de se trabalhar com assuntos ligados à Cartografia, tanto no ensino como na pesquisa. Partindo desta preocupação, este artigo apresenta uma discussão sobre o ensino das disciplinas de Cartografia ministradas nos cursos de Licenciatura em Geografia em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais (MG) e Goiás (GO), bem como em outras IES espalhadas pelo Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Antonio Carlos Freire Sampaio, Adriany de Ávila Melo Sampaio, Paulo Márcio Leal de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.