GEOGRAFIA E GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715396Palavras-chave:
Geografia , geotecnologia, geoprocessamento , sensoriamento remotoResumo
Nesse artigo pretendemos discutir a importância da aplicação das geotecnologias e da ciência geográfica no planejamento urbano, destacando o uso do geoprocessamento e do sensoriamento remoto, para isso se fez necessário uma análise histórica da geografia quantitativa, corrente que estimulou a aplicação de tecnologiaà geografia, como também uma discussão teórica do que é geoprocessamento, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, cartografia digital e Sistema de Informação Geográfica-SIG expondo suas respectivas relevância no estudo e desenvolvimento da geografia do século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Marcos Esdras Leite, Roberto Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.