ESPACIALIZAÇÃO DEMOGRÁFICA E VOTO DISTRITAL NAS ELEIÇÕES EXECUTIVAS DO ANO 2000 NA CIDADE DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61415373Palavras-chave:
espaço geográfico, território, representatividade política, população, eleitorado, voto distritalResumo
Sentido pelos seres humanos em função de seus sistemas de pensamento e de suas necessidades, o espaço geográfico é anterior ao território, portanto este último abrange uma determinada porção da superfície terrestre, apropriada por um grupo humano. Diante desse processo, a representatividade política, bem como os processos de articulação entre os diversos grupos sociais que habitam o espaço urbano é um importante mecanismo do sistema democrático. Neste contexto a distribuição espacial da população e do eleitorado, nosso objeto de estudo em Uberlândia, pode colocar, nos mesmos locais de votação, eleitores de diferentes camadas e classes sociais.Tal espacialização indicou um maior crescimento populacional nas bordas do espaço urbano, ao passo que as áreas centrais abrigam uma população de maior idade. Quanto à dinâmica de distribuição por região e bairros do eleitorado da cidade, observou-se um descompasso entre a distribuição populacional no espaço urbano e a distribuição do Tribunal Regional Eleitoral . Pois a análise deste estudo denunciou a existência de bairros onde o número de eleitores por habitantes seguiu a média geral da cidade, cerca de 85 eleitores para cada grupo de 100 habitantes, reforçando a presença de um padrão distrital de voto, o que reforça o processo de representatividade política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Alex Marciel da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.