ASPECTOS HISTÓRICOS DA EXPANSÃO URBANA NO SUDESTE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51315358Palavras-chave:
expansão urbana, formação social, configuração territorialResumo
Através da (re)produção social do espaço urbano (mediação pelo trabalho, ao longo do tempo), a sociedade se apropria da natureza, transformando-a e transformando a si própria. A partir dessa premissa, analisamos a expansão urbana atual no Município de Fortaleza, especificamente no sudeste desse território (o Distrito de Messejana, como entidade histórica). Assim, este artigo relata e discute este processo de expansão espacial de Messejana-Fortaleza - resgatando-se alguns aspectos de sua formação histórica à atualidade. Apresentamos e discutimos alguns aspectos sócio-demográficos, infra-estruturais, político-administrativos e ambientais relativos à atual expansão da malha urbana em Messejana-Fortaleza (sudeste do município), mostrando o processo e suas feições atuais e recuperando o histórico de formação de seu espaço intra-urbano (de Messejana e da própria Cidade de Fortaleza, desde núcleos "urbanosâ€? independentes até a presente configuração territorial intra-urbana), entendendo a fase atual a partir dessa relação Messejana-Fortaleza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Sérgio César de França Fuck Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.