AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES TOPO-GEOMORFOLÓGICAS DA ÁREA DO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51215341Palavras-chave:
Condições topomorfológicas, Aterro sanitário, ContaminaçãoResumo
A geração descontrolada e a disposição inadequada de resíduos sólidos têm gerado sérios problemas de degradação do meio ambiente. Os prejuízos mais graves ocorrem em função da contaminação do solo e dos lençóis freáticos pelos líquidos percolados (chorume). O aterro sanitário do Município de Uberlândia-MG/Brasil localiza-se próximo ao Rio Uberabinha, fazendo parte da Bacia do Rio Araguari. Em avaliação ambiental do aterro sanitário existente, constatou-se a contaminação das águas do lençol freático e superficiais pelos líquidos percolados. O tipo de solo existente no aterro sanitário favorece esse processo de contaminação das águas subterrâneas, pois, sendo de elevada permeabilidade, facilita o fluxo de percolados líquidos através do solo e sub solo. Pelo fato do aterro sanitário estar assentado sobre rochas basálticas fraturadas, o percolado líquido pode ser facilmente transportado por entre as fraturas e fissuras das rochas e atingir as águas mais profundas, inclusive do Sistema Aquífero Guarani.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Samuel do Carmo Lima, Jureth Couto Lemos, Marcia Gonçalves Coelho, Ana Luiza Ferreira Campos Maragno, Yaico Tamimoto Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.