DISTRIBUIÇÃO DE VETORES DA DOENÇA DE CHAGAS EM NÍVEL DOMICILIAR: UM ESTUDO NA ZONA RURAL DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51215340Palavras-chave:
Doença transmitida por vetores, Geografia de doenças, Triatoma sordida, Rhodnius neglectusResumo
A doença de Chagas é uma doença transmitida por vetor que afeta 18 a 25 milhões de pessoas no Continente Americano. Esta pesquisa avaliou a distribuição de vetores da doença de Chagas, em nível domiciliar, na região de Olhos d'Ã?gua, município de Uberlândia, MG. Foram investigados sítios e fazendas das seguintes localidades: Pindaíba, Mangue, d'água de Olhos e Tenda. Todas as casas foram investigadas, no intradomicílio e no peridomicílio. A captura de vetores (triatomíneos) foi realizada manualmente, utilizando pinças e frascos de coletores. Foram pesquisados 82 domicílios, dos quais 6,1%. tinham triatomíneos (Triatoma sordida e Rhodnius neglectus). Esses barbeiros foram encontrados dentro e fora das residências. Isto pode estar relacionado com a intensa fragmentação de matas da região, produzindo falta de recursos alimentares e de abrigo para os triatomíneos. Além disso, o combate bem sucedido de T. infestans. pode ter conduzido T. sordida e R. neglectus a expandir sua distribuição. O grande número de animais domésticos nas residências examinadas sugere que os mesmos possam ser hospedeiros alternativos dos barbeiros. Nossos resultados confirmam a ocorrência de triatomíneos em d´Ã?gua de Olhos e mostram a sua capacidade para explorar o ambiente humano na área estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Hélica Silva Macêdo, Oswaldo Marçal Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.