PLANO CONSERVACIONISTA PARA A BACIA DO CÓRREGO DOS BAMBUS, EM GRUPIARA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715280Palavras-chave:
microbacia, diagnóstico ambiental, degradaçãoResumo
Este trabalho trata-se de um diagnóstico ambiental da micro-bacia do Córrego dos Bambus que está localizada no município de Grupiara. A micro bacia encontra-se entre as coordenadas longitude: 53º44'30" e 53º39'05" W e latitude: 18o 33'50" e 18º29'17"S. O uso do solo nesta micro-bacia são na maioria pequenas propriedades tendo como principal fonte de exploração pecuária extensiva. Com este diagnóstico foi possível detectar uma grande degradação da área em função do manejo inadequado devido à falta de conservação e fertilização do solo além de problemas de degradação ambiental como: inexistência da mata ciliar, nascentes desprotegidas, solo com elevado grau de erosão, causando voçorocas e assoreamento do Córrego dos Bambus e Córrego Grupiara; falta de contenção de enxurradas tendo como consequência as destruições de pontes sobre os córregos e redução do volume de água no Córrego dos Bambus; solo favorável à erosão em função de sua textura arenosa; elevado grau de assoreamento do Córrego Grupiara. Para realizar o diagnóstico foi elaborado um mapa de uso do solo utilizando a base cartográfica do município, e uma Imagem de Satélite Landsat ETM7. Após o diagnóstico físico da área, elaborou-se um plano de conservação do solo com os seguintes itens: implantar os sistema de curva de nível ou terraceamento ao longo da micro-bacia; utilizar técnicas de contenção de voçoroca; construir cerca de proteção em todas as nascentes e pontos mais críticos que ocorrem voçorocas; controlar erosão laminar, em sulco e voçoroca; reflorestar ao longo dos cursos d'água e difundir as práticas ambientais no município através da educação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Thaís Pereira, Sylvia Christina de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.