OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E ANÁLISES CENTRADAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715272Palavras-chave:
Ensino superior, formação de professores, políticas de educação superior, GeografiaResumo
O artigo traça uma análise do desenvolvimento do processo de formação de professores que tem como finalidade dar forma à idéia de uma nova licenciatura. Centra-se no exame dos documentos oficiais produzidos por representantes das Universidades (USP, UNICAMP e CUFSA), responsáveis pela educação superior e no estudo institucional realizado pelas comissões de trabalho. Este artigo discute a formação da educação básica à luz das representações do ensino superior, de docentes e de alunos construídas na trajetória da escolarização brasileira. Apresenta também reflexões sobre as tendências e as vinculações que estão redefinindo a Universidade quanto a sua história, sua autonomia e a relação da sua produção de conhecimentos relativos á formação de professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Clézio Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.