A relação entre o desenvolvimento do psiquismo humano e a educação escolar sob a ótica da Teoria Histórico-cultural

Основное содержимое статьи

Ethyenne Goulart Oliveira
Rodrigo Lima Nunes

Аннотация

A partir da síntese do processo de apropriação teórico-conceitual dos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, o objetivo deste trabalho é apresentar de forma sistemática os diálogos existentes entre as obras de Vygotski, Leontiev, Elkonin e Davidov em relação à periodização do desenvolvimento do psiquismo humano e à sua relação dialética com a educação escolar. Ressalta-se a importância em se dedicar esforços ao estudo e à compreensão dos conceitos centrais relacionados ao desenvolvimento das capacidades especificamente humanas, com base nesta teoria, como instrumento fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que busque promover a plena realização das potencialidades humanas em todos os indivíduos.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Goulart Oliveira, E., & Lima Nunes, R. (2024). A relação entre o desenvolvimento do psiquismo humano e a educação escolar sob a ótica da Teoria Histórico-cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 01–17. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-43
Раздел
VARIA/VARIES
Биографии авторов

Ethyenne Goulart Oliveira, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Psicóloga graduada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Rodrigo Lima Nunes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduado em Educação Física (licenciatura) pela mesma instituição. Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus Regional do Vale do Ivaí. Co-líder e pesquisador do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-Cultural (GEIPEEthc/UNESP). Pesquisador do grupo Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/UEM/CRV).

Библиографические ссылки

DAVIDOV, V. La ensiñanza escolar y el desarrollo psíquico. Mascou: Progresso, 1988.

ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico em la infância. In: DAVIDOV, V. V.; SHUARE, M. (Org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS: antologia. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 104- 124.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria de Pena Villalobos. 11.ed., São Paulo: Ícone, 2010, p. 59-83.

SAVIANI, D. Infância e Pedagogia Histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013, p. 245-277.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 2012.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.