A natureza do conhecimento matemático e a dimensão histórica do conceito na organização do ensino para uma aprendizagem significativa

Основное содержимое статьи

Ana Paula Gladcheff
Neusa Maria Marques de Souza

Аннотация

Procuramos evidenciar neste artigo, a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e de resultados de nossas pesquisas, como uma situação de ensino organizada com base no movimento lógico-histórico do conceito viabiliza processos de aprendizagem significativa. Consideramos o conhecimento matemático como produto humanamente construído, resultado de práticas da vida social e que a criança, ao atribuir sentido às ideias compartilhadas em tais práticas, vai se apropriando de significados sociais construídos historicamente, aprende e se desenvolve estabelecendo relações e criando novas ideias. Decorrente de nossos estudos sobre os nexos conceituais do conceito de medida, os quais são definidos como elo entre os conceitos e que se encontram fixados pelo movimento lógico-histórico do conceito, desenvolvemos uma breve análise a partir de uma situação desencadeadora de aprendizagem desenvolvida com alunos da educação infantil para o trabalho com este conceito e pontuamos como as relações humanas mediadas pelos instrumentos culturais historicamente produzidos são imprescindíveis para que aprendizagens significativas ocorram desde o início da escolarização.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Gladcheff, A. P., & Souza, N. M. M. de. (2024). A natureza do conhecimento matemático e a dimensão histórica do conceito na organização do ensino para uma aprendizagem significativa. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-21
Раздел
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

Библиографические ссылки

ALEXANDROV, Alexander Danilovich. Visión general de la matemática. In: ALEXANDROV, Alexander Danilovich; KOLMOGOROV, Andrei Nikolaevich; LAURENTIEV, Mikhail. La matemática: su contenido, método y significados. Madrid: Alianza Editorial, 2016.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Revisto por Paulo Almeida. Lisboa: Gradiva, 2010.

DAVYDOV, Vasili Vasiliévitch. Tipos de generalización en la enseñanza. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DUARTE, Newton. A formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p.44-63, abril 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100004.

GLADCHEFF, Ana Paula. Ações de estudo em atividade de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-09032016-103554.

GRANDO, Regina Celia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2008.

ILYENKOV, Evald Vassilievich. Our schools must teach how to think! Journal of Russian and East European Psychology, vol. 45, no. 4, July–August 2007, p. 9–49. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405450402.

LANNER de MOURA, Anna Regina. A medida e a criança pré-escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

LANNER de MOURA, Anna Regina; LIMA, Luciano Castro; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; MOISÉS, Roberto Pérides. Educar com a matemática: fundamentos. São Paulo: Cortez, 2016.

LANNER de MOURA, Anna Regina; ROCHA, Cristina Helena de Souza; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SILVA, Silem Santos. Controle da variação das quantidades: iniciação à linguagem numérica. São Paulo: FEUSP, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047447.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Alexis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Liev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. São Paulo; Ícone, 2010.

LEONTYEV, Alexis. Problems of the development of the mind. Moscow: Progress publishers, 1981.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender – a Teoria Histórico-Cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, n. 27, 2004.

MORETTI, Vanessa Dias; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente. Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques. Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Ana Maria Pessoa (orgs.) Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Cengage, Learning, 2012.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A dimensão da alfabetização na educação matemática infantil. In: KISHIMOTO, Tizuco Morchida; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (orgs) Em busca da pedagogia na infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013.

MUNHOZ, Ana Paula Gladcheff; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Ações formadoras em atividade de formação contínua com professores que ensinam matemática nos anos iniciais da escolarização: uma iniciativa na perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, n. 15, p. 62–88, 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.62-88.

MUNHOZ, Ana Paula Gladcheff; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Atividade de formação de professores de matemática mediada pela Atividade Orientadora de Ensino. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 355–381, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n2.a2020-57487.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea)

SERRÃO, Maria Isabel; DAMAZIO, Ademir; SAMPAIO, Elaine Araujo; ASBAHR, Flavia da Silva Ferreira; ROSA, Joselia Euzébio; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Relações entre educação infantil e conhecimento matemático. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE). 2012, Campinas.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre Didática e Teoria histórico-cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645965.

SOUSA, Maria do Carmo; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O movimento lógico-histórico em atividades de ensino de matemática: unidade dialética entre ensino e aprendizagem. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). 2016, São Paulo.

SOUSA, Maria do Carmo; PANOSSIAN, Maria Lucia; CEDRO, Wellington Lima. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014. (Série Educação Matemática)

TALÍZINA, Nina Fiodorovna. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Tradução direta do russo para Castellano por Yulia Solovieva e Luis Quintanar Rojas. Puebla-MX: Universidade Autonóma de Puebla, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semeonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semeonovich. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.