Desnaturalizando o fracasso no Ensino Superior: debatendo acerca da atividade de estudo profissionalizante

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Camila Trindade
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Adriana de Fátima Franco

Аннотация

Ao discutir sobre a formação da atividade de estudo profissionalizante de acadêmicos, este manuscrito almeja contribuir com o desenvolvimento de compreensões e práticas que buscam desnaturalizar o dito fracasso escolar no ensino superior. Para tanto, discute-se a relevância da unidade aprendizagem e desenvolvimento humano para a formação dos jovens adultos, especialmente dos acadêmicos. A partir disso, destaca-se a importância do desvelamento da estruturação da atividade de estudo profissionalizante no ensino superior, sobretudo suas possibilidades e limites. Por fim, enfatiza-se a importância de compreender a questão do dito fracasso escolar no ensino superior a partir de uma perspectiva histórica. Esse movimento aponta para a necessidade histórica da construção de compreensões e intervenções nas contradições que estão surgindo no ensino superior brasileiro para além do lugar comum da naturalização ou biologização dos acadêmicos.

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Trindade, C., Leonardo, N. S. T., & Franco, A. de F. (2024). Desnaturalizando o fracasso no Ensino Superior: debatendo acerca da atividade de estudo profissionalizante . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-11
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DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: tecendo contribuições

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