Desnaturalizando o fracasso no Ensino Superior: debatendo acerca da atividade de estudo profissionalizante

Conteúdo do artigo principal

Camila Trindade
Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Adriana de Fátima Franco

Resumo

Ao discutir sobre a formação da atividade de estudo profissionalizante de acadêmicos, este manuscrito almeja contribuir com o desenvolvimento de compreensões e práticas que buscam desnaturalizar o dito fracasso escolar no ensino superior. Para tanto, discute-se a relevância da unidade aprendizagem e desenvolvimento humano para a formação dos jovens adultos, especialmente dos acadêmicos. A partir disso, destaca-se a importância do desvelamento da estruturação da atividade de estudo profissionalizante no ensino superior, sobretudo suas possibilidades e limites. Por fim, enfatiza-se a importância de compreender a questão do dito fracasso escolar no ensino superior a partir de uma perspectiva histórica. Esse movimento aponta para a necessidade histórica da construção de compreensões e intervenções nas contradições que estão surgindo no ensino superior brasileiro para além do lugar comum da naturalização ou biologização dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Trindade, C., Leonardo, N. S. T., & Franco, A. de F. (2024). Desnaturalizando o fracasso no Ensino Superior: debatendo acerca da atividade de estudo profissionalizante . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-11
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Histórico Cultural no Ensino Superior: tecendo contribuições

Referências

ABRANTES, A. A.; BULHÕES, L. Idade adulta e o desenvolvimento psíquico na sociedade de classes. In: MARTINS, L.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

ASBAHR, F. S. F.; MENDONÇA, A. B. J. Atividade de estudo como conceito central para a psicologia escolar. Obutchénie, v.6, n.1, p.198-223, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64391.

BARROS, A. S. X. Expansão da Educação Superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação e Sociedade, 36(131), 361-390, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-7330201596208.

CHAUÍ, M. S. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). CENSO DA EDUCAÇÃO

SUPERIOR 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC, INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 07 jun 2023.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 5 ed. Queiroz, 2022.

PASQUALINI, J. P. S. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialista dialético. In: MARTINS, L.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

PASQUALINI, J. C; MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 2, p. 361-370, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362.

PESSOA, C. T.; TRINDADE, C.; LEONARDO, N. S. T. Psicologia no Ensino Superior: Tecendo contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. PLURAL - Revista de Psicologia UNESP Bauru, v.1, p. 1-19, 2022. DOI: https://doi.org/10.59099/prpub.2022.20.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004. (Trabalho original publicado em 1975).

LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência e personalidade. Bauru: Mireveja, 2021. (Trabalho original publicado em 1975).

MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, 20 (60), 31-50, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206003.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, v.8, n.2, p.4-17, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

TRINDADE, C. Fracasso Escolar? O sentido pessoal do ensino superior para estudantes que vivenciam processos de dificuldades acadêmicas. 2021. Tese (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. 2021.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009. (Trabalho original publicado em 1934).