Apontamentos sobre os fundamentos teórico-metodológicos de Vigotski para a atuação e a investigação da Psicologia na Educação
Основное содержимое статьи
Аннотация
O presente artigo foi elaborado a partir de estudos do grupo sobre Vigotski e Marx do LIEPPE para defender a pertinência da Psicologia Histórico-Cultural, perspectiva teórica capaz de subsidiar a compreensão das relações entre Psicologia e Educação, de modo a instrumentalizar a prática de psicólogos/as e professores/as. Apresenta os pressupostos teórico-metodológicos que orientam o estudo, delineando quatro teses, resultantes de um amplo trabalho de síntese. Propõe a concepção materialista histórica dialética que permite tanto superar concepções hegemônicas de Psicologia que, tradicionalmente, buscam as causas do fracasso escolar nos processos individuais, quanto concepções que abdicam de sua especificidade teórico-metodológica como ciência, privilegiando a denúncia dos problemas do contexto escolar em detrimento da instrumentalização conceitual dos processos pedagógicos. Essa perspectiva possibilita aos/às trabalhadores/as da Psicologia Escolar uma atuação comprometida com a emancipação humana, que só será alcançada por meio da superação do modo de produção capitalista rumo à construção de uma nova sociedade.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psiquico: investigación teórica y experimental. Tradução: Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. 2ª ed. Tradução: Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1976 [original tcheco 1963]
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo, SP: Boitempo, 2007. [original alemão, 1845-1846].
MARX, K. A Questão Judaica. Tradução: Nélio Schneider. São Paulo, SP: Boitempo, 2010. [original alemão, 1976, v.1]
SHUARE, M. La Psicologia Soviética como yo la veo. Moscú: Editorial Progreso, 1990.
TANAMACHI, E. R. A mediação da Psicologia Histórico-Cultural na atividade de professores e do psicólogo. In: MENDONÇA, S.G.de L; MILLER S. (orgs). Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006. p. 65-84
TANAMACHI, E. R. et al. Teoria, Método e Pesquisa na Psicologia Histórico-Cultural. In: SOUZA, M.P.R.; BEATÓN, G.A.; BRASILEIRO, T.S.A. SHIMA, S.M.B. (orgs). Temas escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil-Cuba. Maringá, PR: Eduem, 2018. p. 91-108. DOI: https://doi.org/10.36311/2017.978-85-7983-879-8.p63-80.
VIGOTSKI, L.S. A transformação socialista do homem. Tradução: Roberto Della Santa Barros. In: Varnitso, 3, p. 36-44 (original em russo). 1930. Primeira Edição: 1930. Tradução: anônimo para o Marxists Internet Archive, Julho de 2004. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.htm. Acesso em: 24 out. 2021.
VIGOTSKI, L.S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org. Michael Cole [et al.] 3ª ed. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988. [original em inglês]
VIGOTSKI, L.S. Teoria e Método em Psicologia. 1ª ed. Tradução: Claudia Berliner. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1996. [original em russo, 1982]
VIGOTSKI, L.S. O significado histórico da crise da Psicologia. In: Teoria e Método em Psicologia. 1ª ed. Tradução: Claudia Berliner. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1996. [original em russo, 1982]
VIGOTSKI, L.S. Sete aulas de L.S.Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução e organização: Zoia Prestes, Elizabeth Tunes, Cláudia da Costa Guimarães Santana. 1ª ed. Rio de Janeiro, RJ: E-Papers, 2018. [traduzido do original russo, 2001]