Apontamentos sobre os fundamentos teórico-metodológicos de Vigotski para a atuação e a investigação da Psicologia na Educação

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Ana Karina Amorim Checchia
Celia Regina da Silva
Elenita de Ricio Tanamachi
Isabel Akemi Hamada
José Alves Trindade
Rosemeire Foltran

Resumen

O presente artigo foi elaborado a partir de estudos do grupo sobre Vigotski e Marx do LIEPPE para defender a pertinência da Psicologia Histórico-Cultural, perspectiva teórica capaz de subsidiar a compreensão das relações entre Psicologia e Educação, de modo a instrumentalizar a prática de psicólogos/as e professores/as. Apresenta os pressupostos teórico-metodológicos que orientam o estudo, delineando quatro teses, resultantes de um amplo trabalho de síntese. Propõe a concepção materialista histórica dialética que permite tanto superar concepções hegemônicas de Psicologia que, tradicionalmente, buscam as causas do fracasso escolar nos processos individuais, quanto concepções que abdicam de sua especificidade teórico-metodológica como ciência, privilegiando a denúncia dos problemas do contexto escolar em detrimento da instrumentalização conceitual dos processos pedagógicos. Essa perspectiva possibilita aos/às trabalhadores/as da Psicologia Escolar uma atuação comprometida com a emancipação humana, que só será alcançada por meio da superação do modo de produção capitalista rumo à construção de uma nova sociedade.

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Cómo citar
Checchia, A. K. A. ., Silva, C. R. da ., Tanamachi, E. de R. ., Hamada, I. A. ., Trindade, J. A. ., & Foltran, R. (2022). Apontamentos sobre os fundamentos teórico-metodológicos de Vigotski para a atuação e a investigação da Psicologia na Educação. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 22–39. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-64379
Sección
DOSSIER
Biografía del autor/a

Ana Karina Amorim Checchia, Universidade de São Paulo - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7792-3124

Celia Regina da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8010-6803

Elenita de Ricio Tanamachi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5886-2215

Isabel Akemi Hamada, Universidade de São Paulo - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3934-0171

José Alves Trindade, Universidade de São Paulo - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1465-350X

Rosemeire Foltran, Universidade de São Paulo - Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8095-4327

Citas

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